Guilherme Lisboa
Amauri Moura
(politica@webdiario.com.br)
As eleições deste ano vão contar com 15 vereadores da região na disputa pelos cargos de deputado estadual ou federal. Os Legislativos de Osasco, Carapicuíba, Jandira, Barueri e Itapevi projetaram candidatos para a eleição deste ano, o que não ocorreu em Santana de Parnaíba, Pirapora do Bom Jesus e Cotia. Ao todo, 8 vereadores da região concorrem a uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado e 7 buscam uma vaga na Câmara Federal.
Osasco possui o maior número de candidatos oriundos do Legislativo: dentre os 21 membros da Câmara, 9 estão na eleição deste ano. O cargo de deputado estadual é disputado por Ana Paula Rossi (PMDB), Mário Luiz Guide (PSB), Osvaldo Verginio (PR), Valdomiro Ventura (PSL) e Valmir Prascidelli (PT); já o de deputado federal é pleiteado por André Sacco Junior (PSDB), Antônio Aparecido Toniolo (PRP), Carlos José Gaspar (PT do B) e Rubens Bastos do Nascimento (PT).
Em Carapicuíba, o presidente do Legislativo, Isac Reis (PT), disputa o cargo de deputado estadual, e o vereador Zé Amiguinho (PSB) busca uma cadeira em Brasília. Já Barueri possui dois postulantes à Assembleia: os vereadores Agnério Néri (PT) e Jânio Gonçalves (PMDB). No restante da região, Jandira conta com o vereador Wilson Coelho (PDT) na disputa para deputado federal e Itapevi com o presidente da Câmara, Marcos Ferreira Godoy, conhecido como Teco (PV), para deputado federal.
Novatos e mulheres
Dentre os vereadores que concorrem este ano, 4 são novatos nas Câmaras, ou seja, exercem seu primeiro mandato. Além de ocupar sua primeira legislatura, Agnério Néri também é o primeiro vereador eleito pelo PT em Barueri. Os outros “novatos” que buscam o cargo de deputado dão todos de Osasco: Ana Paula Rossi, Valdomiro Ventura e Valmir Prascidelli.
Dentre os vereadores que concorrem este ano, 4 pertencem ao PT, que lidera o ranking. PSB e PMDB aparecem na sequência, com 2 vereadores cada. Outro dado importante no levantamento é que, dentre as vereadoras de todas as cidades da região, apenas Ana Paula encontrou espaço para a disputa deste ano.
Yamato desiste
Outros 5 vereadores da região cogitaram concorrer a deputado, mas acabaram desistindo no meio do processo ou não encontraram respaldo dentro do partido. Esse último caso é o dos carapicuibanos Walter Ferreira do Nascimento (PSDB), conhecido como Waltinho, e Gilmara Gonçalves Oliveira (PSC): apesar de terem feito pré-campanha, ambos não tiveram o nome confirmado pelas convenções estaduais de suas respectivas siglas.
Em Jandira, o petista Geraldo Teotônio, conhecido como Gê, não conseguiu acordo com o PT da cidade para disputar a Assembleia e desistiu da candidatura. Em Osasco, por sua vez, Josias da Juco (PP) foi compelido por seu partido a disputar, mas foi o próprio vereador quem recusou a proposta.
Também dentre os vereadores da cidade, o nome de Fábio Yamato (PSDC) chegou a ser apresentado pelo partido à Justiça Eleitoral, mas ele retirou a candidatura. Yamato explicou que não seria possível levantar os recursos necessários para viabilizar a campanha. “Definimos que seria um custo muito pesado. A gente até poderia se arriscar, em função do trabalho desenvolvido na Câmara, mas seria complicado arcar com as despesas da campanha”, afirmou.
Ana Paula Rossi é a única, entre as vereadoras da região, que entrou na disputa das eleições de outubro
Box box box
Vereadores na eleição deste ano
Candidato Cargos disputado Cidade
Agnério Néri (PT) estadual Barueri
Ana Paula Rossi (PMDB) estadual Osasco
André Sacco Junior (PSDB) federal Osasco
Antônio Aparecido Toniolo (PRP) federal Osasco
Carlos José Gaspar (PT do B) federal Osasco
Isac Reis (PT) estadual Carapicuíba
Jânio Gonçalves (PMDB) estadual Barueri
Marcos Ferreira Godoy – Teco federal Itapevi
Mário Luiz Guide (PSB) estadual Osasco
Osvaldo Verginio (PR) estadual Osasco
Rubens Bastos (PT) federal Osasco
Valdomiro Ventura (PSL) estadual Osasco
Valmir Prascidelli (PT) estadual Osasco
Wilson Coelho (PDT) federal Jandira
Zé Amiguinho (PSB) federal Carapicuíba