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Edição: Quarta-feira, 23 de abril de 2014


Atualizado em 06/10/2011

Araçariguama terá aeroporto para jatinhos com capacidade de 200 mil decolagens e pousos


Serão investidos R$ 400 milhões. Pista vai ter 2.700 metros de cumprimento e capacidade para 200 mil pousos e decolagens por ano

Danilo Dainezi
(cotidiano@webdiario.com.br)

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), do governo federal, autorizou o projeto de construção de um aeroporto particular para jatinhos em Araçariguama, que será realizado pela construtora de luxo JHSF, proprietária do Hotel Fasano e do Shopping Cidade Jardim, ambos na Capital.

Segundo reportagem publicada pelo site Jornal Floripa, serão investidos R$ 400 milhões na criação de um aeroporto privado, com uma pista de 2.700 metros de cumprimento e 45 metros de largura, e capacidade para 200 mil pousos e decolagens por ano. Além disso, o valor também será aplicado no desenvolvimento imobiliário do entorno, com a criação de escritórios comerciais e shopping center.

Antes de repassar os aeroportos para a iniciativa privada, a região já foi cotada para receber o terceiro aeroporto de São Paulo. Cotia e Araçariguama foram citadas pela Infraero, mas as negociações naufragaram e a presidente Dilma Rousseff optou por privatizar Guarulhos, Brasília e Viracopos. A meta de um terceiro aeroporto era desafogar o de Congonhas, dentro de São Paulo e supersaturado.

Na semana passada, os editais de concessão de aeroportos foram anunciados pela Secretaria de Aviação Civil, eles estabelecerão que a concessionária escolhida no leilão de 22 de dezembro irá administrar Guarulhos por 20 anos, Brasília por 25 anos e Viracopos em Campinas, por 30 anos. De acordo com os editais, as concessões por outorga para os três aeroportos, que prevê que ganhará a disputa a empresa que oferecer o maior preço, poderão ser prorrogados por cinco anos. Ao final deste período, uma nova disputa para concessão será realizada. As regras foram aprovadas pela presidente Dilma Rousseff.

Os recursos arrecadados pelo governo com as concessões irão para o Fundo de Aviação Civil, que será usado para investir nos aeroportos menos rentáveis.




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