Sexta-Feira, 19 de Janeiro de 2018

Cotidiano


02/01/2018 - 00:00 - Atualizado em 02/01/2018 - 00:00

2018 vai ter nove feriados. Veja quais serão as datas

Serão 9 feriados nacionais e 5 pontos facultativos, segundo o Ministério do Planejamento. Grande parte deles cai na sexta-feira ou na segunda, garantindo emendas
Por Da redação
Região

(cotidiano@webdiario.com.br)

O ano mal começou. Mas já dá para ir programado viagens e folgas nos feriados. Serão nove feriados nacionais e cinco pontos facultativos, segundo o Ministério do Planejamento.  E uma boa notícia: grande parte deles cai na sexta-feira ou na segunda, garantindo emendas. Na categoria dos pontos facultativos, que vale principalmente para as repartições públicas mas também são adotados pela iniciativa privada, estão incluídos o Carnaval, que este ano cai nos dia 12 e 13 de fevereiro (segunda e terça-feira) e Corpos Christi, no dia 31 de maio. A lista já começou logo no dia 1º de janeiro, com a Confraternização Universal.

O próximo é o Carnaval. Na sequência, vem a Sexta-Feira da Paixão, em 30 de março, uma sexta-feira. Em abril, tem Tiradentes, no dia 21, mas cai em um sábado. O 1º de Maio, dia do Trabalhador, este ano será em uma terça-feira. E o 7 de Setembro, dia da Independência, em uma sexta-feira. O mesmo acontece em 12 de Outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida; e 2 de novembro, Dia de Finados.

O 15 de Novembro, proclamação da República, este ano cai em uma quinta-feira. E o Natal , dia 25 de dezembro, será em uma terça. Dentre os pontos facultativos, além do Carnaval e do Corpus Chirsti, há ainda o 28 de outubro, no Dia do Servidor Público. Mas ele cai em um domingo.  Este é o calendário adotado em todo o País. Mas há ainda os feriados regionais. Em São Paulo, por exemplo, o 9 de Julho, dia da Revolução Constitucionalista, que também cai em uma segunda-feira. Já em Osasco, também em uma segunda-feira, cai o 19 de Fevereiro, dia da emancipação. E o 13 de junho, Dia de Santo Antônio, o padroeiro da cidade, será em uma quarta-feira.
 
 
FERIADOS NACIONAIS
 
1 de janeiro (segunda-feira)
30 de março (sexta): Paixão de Cristo
21 de abril (sábado): Tiradentes
1º de maio (terça): Dia do Trabalho
7 de setembro (sexta): Independência
12 de outubro (sexta): Nossa Senhora
2 de novembro (sexta): Finados
15 de novembro (quinta): República
25 de dezembro (terça): Natal
 
PONTOS FACULTATIVOS
 
12 de fevereiro (segunda): Carnaval
13 de fevereiro (terça): Carnaval
14 de fevereiro (quarta-feira de cinzas)
31 de maio (quinta): Corpus Christi
28 de outubro (domingo): Servidor Público

Newsletter
Conteúdo exclusivo para você
Vip Style