Sexta-Feira, 19 de Janeiro de 2018

Cotidiano


03/01/2018 - 00:00 - Atualizado em 03/01/2018 - 00:00

Itapevi prorroga vacinação contra a Febre Amarela

Atendimento acontece nas Unidades Básicas de Saúde
Por Da redação
Região

(cotidiano@webdiario.com.br)

Prevista para terminar no dia 29 de dezembro, a campanha de vacinação contra a febre amarela será mantida pela Prefeitura de Itapevi enquanto durarem os estoques da vacina no município. O atendimento acontece nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h30. Já foram imunizadas 110 mil pessoas na cidade. A prefeitura esclarece ainda que a medida é preventiva, já que não há casos confirmados da doença na cidade. Tanto em 2017 como no ano anterior, Itapevi não registrou casos de febre amarela - o que coloca o município fora da área de risco.  

A vacina é contraindicada para crianças com menos de 9 meses de idade, mulheres grávidas e lactantes e alérgicos a ovo. Além de Itapevi, os municípios de Cotia, Carapicuíba, Barueri, Santana de Parnaíba, Pirapora do Bom Jesus, Osasco, Vargem Grande e Jandira também iniciaram campanhas preventivas de vacinação contra a febre amarela.  O objetivo é fazer um “bloqueio” à doença, já que essas cidades, embora também não registrem casos de febre amarela, têm áreas verdes que integram o “corredor ecológico” do Parque do Jaraguá, onde foram registradas mortes de macacos em decorrência da doença.

Em Osasco, o atendimento foi limitado aos bairros da Zona Norte que ficam próximo à Fazenda Paiva Ramos, área de mata nativa. No último dia 28, também pelo risco de transmissão, foi fechado o Parque Cemucam, em Cotia. Embora fique na cidade, ele é mantido pela Prefeitura de São Paulo. Não há prazo para reabertura. Os macacos, assim como os humanos, são vítimas da doença. A febre amarela é transmitida por mosquitos - como o Aedes Aegypti - em áreas urbanas ou silvestres. Por isso, a melhor forma de prevenção é combater esses insetos, incluindo evitar água parada em casa. 

Newsletter
Conteúdo exclusivo para você
Vip Style