Terça-Feira, 22 de Maio de 2018

Gastronomia


09/02/2018 - 00:00

Do vinho para o Chopp

Por Redação
Osasco

Vinho

Vinho (Foto: Divulgação)
Conhecido pelas festas Pisa da Uva, Vinho dos Mortos e Festa de São Martinho, todas com o vinho como personagem principal, a Adega e restaurante Quinta do Olivardo, em São Roque, prepara o seu 1º Festival do Chopp, no dia 24 de março, das 12 às 16 horas.
 
Durante o evento, o público poderá provar a bebida nas versões claro, trigo, escuro e de vinho. Para completar a tarde, Ciça Marinho e uma roda de samba animam os participantes. O pacote custa R$66 e inclui uma caneca personalizada com chopp à vontade. O evento tem o apoio da destilaria Stoliskof e da Grape Cool.
 
Para acompanhar o Chop, o restaurante conta com um menu com diversas opções de pratos, todos inspirados na culinária Portuguesa. De entrada, o mais famoso é o Bolinho de Bacalhau. Já como prato principal, a Espetada Madeirense é um dos mais tradicionais. Preparada à base de pedaços contrafilé, temperados com alho, sal e especiarias para assar em brasa, o segredo dessa carne está no espeto, formado por um cabo de louro, que confere aroma e sabor a carne. Para quem não abre mão de um bacalhau, uma das sugestões é o Bacalhau à Moda da Casa, feito na chapa e leva além da posta do peixe, batata frita, brócolis, couve, ovo cozido, pimentão e azeitonas. Para sobremesa, uma da opções do cardápio é o Pastel de Belém.
 
Os ingressos já estão à venda. Mais informações pelos telefones (11) 4711-1100 e 4711-1923.
A Adega e Restaurante Quinta do Olivardo fica no km 4 da Estrada do Vinho, em São Roque (SP), com acesso pelo km 58,5 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270).
 
 
Um pouco de história
O delicioso chopp que se toma hoje em dia já passou por inúmeras transformações ao longo dos anos. Antigamente, a bebida possuía um sabor muito mais forte e uma coloração bem mais escura do que o chopp que conhecemos hoje. Na Idade Média, o chopp passou a ser produzido nos mosteiros, inclusive foram os monges católicos que deram a ele o aroma e o sabor que se conhece hoje.
 
No Brasil, o chopp foi trazido da Europa pela família real portuguesa que estava de mudança para o antigo Brasil Colônia, em 1808. Na época, era uma bebida restrita à corte, porém, com o surgimento dos bares, o consumo da bebida se popularizou e desde então, caiu no gosto dos brasileiros.

Newsletter
Conteúdo exclusivo para você
Vip Style