Domingo, 16 de Dezembro de 2018

Veículos


02/03/2018 - 00:00

100% elétrico da Jaguar

O Jaguar I-Pace traz uma bateria de íon de lítio de 90kWh capaz de proporcionar autonomia de 480 km por ciclo
Por Redação
Osasco

Jaguar

Jaguar (Foto: Divulgação)
(gracielazabotto@webdiario.com.br)
 
Esta semana, a marca britânica de veículos premium revelou, pela primeira vez ao mundo, o seu primeiro veículo 100% elétrico: o I-Pace. A apresentação aconteceu na nova unidade industrial da Jaguar Land Rover em Graz, na Áustria, onde ele será produzido.

Equipado com uma bateria íon de lítio de 90kWh formada por 432 células e ampla capacidade térmica, o modelo é capaz de sair da imobilidade e alcançar os 100km/h em apenas 4,8 segundos, além de possuir uma autonomia de rodagem de cerca de 480 quilômetros. Tudo isso graças aos dois motores elétricos idênticos de ímãs permanentes, cada um com a função de gerar força para um eixo do veículo.

O carregador de 100kW permite aos clientes recarregar até 80% da bateria do I-Pace em até 40 minutos, situação ideal para uma viagem longa. Já quando carregado em uma tomada normal caseira de 7kW, os 80% de carga são alcançados em 10 horas, ou seja, podendo ser carregado durante a noite.

Os engenheiros da Jaguar substituíram um freio convencional por um freio elétrico no I-Pace. Isso proporciona ao sistema mais flexibilidade ao combinar a frenagem mecânica regenerativa com a tradicional.
Design

Seu design é inteiramente inspirado no superesportivo C-X75, com linhas bastante agressivas e rodas de aro 22. A grade dianteira passa a assumir um importante papel aerodinâmico no modelo, ao canalizar o fluxo de ar para as linhas do capô e para a parte inferior do para-brisas. O fluxo de ar que passa pela grade dianteira e pelas linhas do capô também ajudam no resfriamento da bateria, o que garante ainda mais otimização de sua carga.   

O I-Pace será exibido pela primeira vez ao público durante o Salão de Genebra, que começa no próximo dia 6. A novidade da Jaguar ainda não tem previsão para o veículo desembarcar no mercado brasileiro.
legenda

Com tração nas quatro rodas, o modelo traz motores elétricos que desenvolvem 394cv de potência e 71kgfm de força, permitindo acelerar da imobilidade aos 100lm/h em apenas 4,8 segundos

Newsletter
Conteúdo exclusivo para você
Capa do Dia
Vip Style