Domingo, 16 de Dezembro de 2018

Cotidiano


08/03/2018 - 00:00

Placas de veículos com 4 letras entram em vigor em setembro

Placas com padrão Mercosul serão adotadas, primeiro, para veículos zero quilômetro e em caso de transferência. Para os demais veículos, prazo de troca vai até 2023
Por Da redação

Novo modelo tem nova configuração de letras e números

Novo modelo tem nova configuração de letras e números (Foto: divulgação)
O prazo para as placas de veículos adotarem o padrão dos países do Mercosul – com 4 letras e 3 números, entre outras alterações -  começar em 1º de setembro de 2018. A informação foi divulgada em resolução do Departamento Nacional de Trânsito publicada no Diário Oficial da União. Esse prazo é válido para modelos zero quilômetro, veículos que passarem por processo de transferência de município ou propriedade ou quando houver a necessidade de substituição das placas.

Já para os demais veículos, a troca pode ser feita até 31 de dezembro de 2023. Além de mais números e menos letras e uma configuração diferente em relação às atuais, a novas placas também tem fundo branco,  tarja azul e bandeira do Brasil. Contarão ainda com um chip e um código para facilitar a identificação dos veículos roubados ou clonados nos países do Mercosul. 

A cor da fonte vai variar: preta para veículos comerciais e , vermelha para carros oficiais, dentre outras. O nome do país virá na parte superior, sobre uma barra azul, enquanto nome da cidade e do estado ficam na lateral direita, com os brasões.

O tamanho não muda. Outra mudança são marcas d'água com o nome do país e do Mercosul grafadas na diagonal, para dificultar falsificações. Segundo o Denatran, o preço da nova placa será o mesmo das atuais.

Newsletter
Conteúdo exclusivo para você
Capa do Dia
Vip Style