Quinta-Feira, 24 de Janeiro de 2019

Cotidiano


14/12/2018 - 00:00 - Atualizado em 14/12/2018 - 00:00

Defesa Civil orienta sobre perigos da chuva

Por Da redação / cotidiano@webdiario.com.br
Osasco

O verão está próximo e, com ele, vem também as fortes chuvas, que podem causar enchentes, desabamentos e deslizamentos. Para reduzir os riscos e possíveis tragédias, a Defesa Civil de Osasco inicia uma campanha de conscientização e alerta da população. Entre as dicas, a corporação reforma que as chuvas muito fortes ou prolongadas podem desestabilizar o terreno e causar desabamentos ou deslizamentos. Nesses casos deve-se sair imediatamente de casa e procurar um lugar seguro.

Além disso, a população deve ficar atenta a sinais que também indicam a necessidade de abandono imediato do imóvel, como inclinação de árvores e postes, surgimento de trincas ou rachaduras nas casas ou no solo, dificuldade de abrir portas e janelas, e ainda afloramento de rochas ou grande quantidade de barro que começa a correr pelo chão junto com a água de chuva.  As pessoas também devem evitar locais altos, descampados ou encharcados e ainda abrigos isolados, como árvores e quiosques. Também não devem portar objetos metálicos, pontiagudos ou aparelhos eletrônicos. 

Quem estiver em casa e notar a água entrando deve deligar os s aparelhos elétricos ou a chave geral de energia. Móveis devem ser levantados e alimentos e produtos de limpeza devem ficar fora do alcance da água. Também é importante não deixar lixo espalhado pela residência, além de procurar sempre um lugar seguro e alto. Se a pessoa por surpreendida pela chuva quando estiver no carro, moto ou bicicleta, deve reduzir a velocidade, e evitar passar próximo a rios e córregos. Se o motorista acabar em uma rua alagada, deve manter o carro acelerado e não trocar de marcha. Se o veículo afogar, a orientação é sair e procurar um abrigo e esperar por ajuda. Em todos os casos, acione a Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193).
 

Newsletter
Conteúdo exclusivo para você
Capa do Dia
Vip Style