Domingo, 19 de Maio de 2019

Cotidiano


18/04/2019 - 00:00 - Atualizado em 18/04/2019 - 00:00

A partir de segunda, idosos já podem se vacinar contra gripe

Por Da redação / cotidiano@webdiario.com.br
Osasco

Iniciada no último dia 10 com atendimento exclusivo para grávidas e crianças até 5 anos, a campanha de vacinação contra a gripe será estendida, a partir de segunda-feira, para todo seu público alvo, incluindo idosos a partir dos 60 anos, portadores de doenças crônicas, profissionais da Saúde e Educação e indígenas.

As crianças foram priorizadas, nessa primeira fase, para que também houvesse atualização da carteira de vacinação, com outras doses disponíveis.  A campanha segue até 31 de maio, com atendimento de segunda a sexta-feira. Já no dia 4 será realizado o “Dia D” da campanha, com abertura de todas as unidades de saúde em um sábado, para ampliar o atendimento.

No Estado de São Paulo a estimativa total é que mais de 13 milhões de pessoas sejam vacinadas. As doses são fabricadas pelo Instituto Butantan. A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe, também chamado de Influeza: H1N1, H3N2 e influenza B Victoria.

O objetivo da vacina é evitar que os quadros de gripe evoluam para as formas mais graves da doença, como a que ficou conhecida como “gripe suína”, causada por H1N1, e que pode inclusive levar à morte. Somente em Osasco, segundo a Secretaria da Saúde, a meta é imunizar 175 mil pessoas que integram o público alvo. Dados do Ministério da Saúde apontam que até março deste ano foram notificados 232 casos de influenza em todo o País, que causaram 50 mortes.

Newsletter
Conteúdo exclusivo para você
Capa do Dia
Vip Style