Segunda-Feira, 09 de Dezembro de 2019

Política


15/07/2019 - 00:00 - Atualizado em 15/07/2019 - 00:00

Didi sugere centro para tratamento da obesidade em crianças

Vereador também quer "semana contra obesidade infantil" com escolas incentivando prática de exercícios físicos, alimentação equilibrada, e atendimento médico às crianças com sobrepeso nas UBS
Por Juliana Oliveira / politica@webdiario.com.br
Osasco

Didi sugere centro para tratamento da obesidade em crianças

Didi sugere centro para tratamento da obesidade em crianças (Foto: Maranhão)
Começou a tramitar na Câmara de Osasco projeto do vereador Didi (PSDB) que viabiliza a criação de um Centro de Atendimento Especializado de Obesidade Infantil e institui o "Mês da Saúde Preventiva da Obesidade Infantil", que ocorrerá anualmente durante o mês de junho e fara parte do calendário oficial de datas e eventos do município. Com a proposta, o parlamentar quer mobilizar o poder público e toda a comunidade escolar, para atuarem na prevenção da obesidade infantil, com orientação aos alunos, pais eresponsáveis.

De acordo com o texto, durante todo o mês de junho, as escolas deverão incentivar a prática de exercícios físicos adequados a cada faixa etária e incluir, dentre as aulas a serem ministradas, matérias sobre a importância da alimentação equilibrada; além disso, a Prefeitura deverá oferecer atendimento médico às crianças ou adolescentes com sobrepeso nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), orientação nutricional; e ainda, garantir a realização de campanhas educativas e preventivas sobre a obesidade.

Segundo o parlamentar para garantir que nenhuma criança ou adolescente seja excluído dos benefícios do programa, no momento da matrícula, seus pais ou responsáveis responderão questionário que junto com o exame biométrico, devem identificar se existe a possibilidade de desenvolver a obesidade.

Caso seja confirmado serão orientados a comparecer a uma UBS para a realização de consulta e exames necessários para na sequencia passar com a nutricionista, que elaborará cardápio adequado às necessidades do atendido, prestará orientação a ele e a seus pais ouresponsáveis e acompanhará seus resultados. “A proposta é necessária devido a tecnologia no convívio familiar as crianças tendem ao sedentarismogerando o aumento de peso”, afirmou Didi na justificativa ao projeto.

Newsletter
Conteúdo exclusivo para você
Capa do Dia
Vip Style