Terça-Feira, 12 de Novembro de 2019

Cotidiano


09/09/2019 - 00:00 - Atualizado em 09/09/2019 - 00:00

TVs por assinatura vão emitir alerta de desastre

Por Da redação / cotidiano@webdiario.com.br
NACIONAL

Medida, que está em fase de testes em três estados, começa a ser adotada em outubro no Estado de São Paulo. Alertas de vendavais, chuvas intensas e deslizamentos serão feitos pela Defesa Civil Nacional

Medida, que está em fase de testes em três estados, começa a ser adotada em outubro no Estado de São Paulo. Alertas de vendavais, chuvas intensas e deslizamentos serão feitos pela Defesa Civil Nacional (Foto: Divulgação)
TVs por assinatura de todo o Brasil vão emitir alertas de risco de desastres naturais, como vendavais, chuvas intensas e deslizamentos. O projeto, desenvolvido por meio de uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel),  será adotado a partir de outubro no Estado de São Paulo. Atualmente, está em operação no Paraná e em Santa Catarina, estados que recepcionaram o projeto-piloto a partir de maio deste ano. Desde a última semana, o Rio Grande do Sul também passou a ser atendido, ainda na fase de testes.

No próximos meses, ela também será adotada em todo o País. A medida é complementar ao envio de notificações via SMS para celulares já cadastrados e, também, pelo Google Alertas Públicos. Gratuito e sem necessidade de cadastro, o serviço informa previamente sobre a ocorrência de fenômenos naturais com potencial de riscos à população. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações, o Brasil tem 16 milhões de assinantes individuais de TV paga. 

Quantos aos alertas por SMS, a operação acontece desde 2017. Os avisos são gerados pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), resultado de um trabalho em conjunto com as Defesas Civis de estados e municípios. Nesse período,  foram feitos mais de 11 mil alertas encaminhados a todas as regiões do Brasil. Os interessados em receber as mensagens podem enviar um SMS com o CEP de interesse para o número 40199.
 

Newsletter
Conteúdo exclusivo para você
Capa do Dia
Vip Style