Terça-Feira, 15 de Outubro de 2019

Política


16/09/2019 - 00:00 - Atualizado em 16/09/2019 - 00:00

Câmara vota "big bags" para conjunto habitacional popular

Por Graciela Zabotto / politica@webdiario.com.br
Barueri

Câmara vota "big bags" para  conjunto habitacional popular

Câmara vota "big bags" para conjunto habitacional popular (Foto: Divulgação)
A Câmara de Barueri deve votar, nesta terça-feira, 17, o Projeto de Lei 61/2019, de autoria do vereador Luizinho do Camargo (PDT), que prevê coleta de entulho por meio do contentor "big bags" para moradores de prédios de apartamentos e condomínios residenciais construídos por meio do sistema habitacional municipal.

O PL já estava na Ordem do Dia para ser votado na semana passada, mas alguns vereadores questionaram o fato do projeto não incluir moradores de conjuntos habitacionais construídos pelo governo do Estado, como é o caso do CDHU. Um dos questionamentos foi feito por Carlinhos do Açougue (DEM). “É um projeto excelente, só me deixa dúvidas no que diz respeito ao sistema habitacional municipal, então os apartamentos da CDHU estão fora?”.

Luizinho retrucou e disse que as moradias do CDHU estão construídas em Barueri, por isso o projeto deverá atender, também, os moradores do CDHU, mesmo sendo um programa habitacional realizado pelo governo do Estado. “O CDHU está dentro do município, ou está em Carapicuíba? A lei fala claramente em beneficiar prédio municipal e isso é o quê? É na cidade de Barueri”. “Embora esteja construído no município ele é um projeto do Estado. Se não colocarmos a CDHU no projeto eles não serão contemplados”, explicou Silvio Macedo (DC).

O presidente da Casa, Fabião (PCdoB), também alertou para o fato do projeto ser vetado pelo poder Executivo. “Às vezes, mesmo com autorização do jurídico, o vereador insiste em dar continuidade ao projeto. Nós aprovamos o projeto e somos obrigados a votar o veto do prefeito”. Após alguns debates, Luizinho resolveu retirar o PL da pauta para ser votado na próxima sessão. No ano passado, a prefeitura de Barueri criou o Papa-Entulho, serviço que disponibiliza contentores que armazenam até 1.500 quilos de resíduos sólidos.

O serviço gratuito é prestado através do empréstimo dos chamados big bags, sacos flexíveis feitos de material resistente capaz de armazenar entulhos como restos de materiais de construção, madeiras ou cacarecos. O equipamento é recolhido pelo caminhão do Papa-Entulho após três dias úteis ou quando estiver cheio.

Newsletter
Conteúdo exclusivo para você
Capa do Dia
Vip Style