Quarta-Feira, 23 de Outubro de 2019

Cotidiano


09/10/2019 - 00:00

Sarampo causa mais uma morte na região: desta vez, um bebê de 10 meses em Itapevi

Com isso, já são 3 óbitos causados pela doença nas cidades da região Oeste. Outras duas foram em Osasco: um bebê de 4 meses, em agosto, e um homem de 35 anos, em setembro. Nos três casos, vítimas não eram vacinadas. Em todo o Estado, já são 12 óbitos causados pela doença, além de 7,6 mil casos, número 19% maior que o registrado na semana anterior
Por Da Redação/cotidiano@webdiario.com.br
Itapevi

imagem ilustrativa

imagem ilustrativa (Foto: divulgação)
O sarampo causou mais uma morte na região. Um bebê de 10 meses faleceu em decorrência da doença em Itapevi. Com isso, já são três óbitos. Os outros dois foram registrados em Osasco: um bebê de 4 meses, em agosto, e um homem de 35 anos, em setembro. Nos três casos, as vítimas não eram vacinadas.

O falecimento do bebê em Itapevi foi confirmado na tarde desta quarta-feira, pela Secretaria Estadual da Saúde. O novo boletim traz ainda mais duas mortes: um homem de 53 anos, em Santo André, no ABC Paulista, e um menino de 1 ano, em Francisco  Morato. Nos dois casos, os pacientes apresentavam condições de risco para agravamento da doença.

São consideradas pessoas com condição de risco os portadores de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, além de portadores de doenças que enfraquecem o sistema imunológico, que podem ficar mais vulneráveis à infecção e evolução com maior gravidade. Mas não foram divulgados detalhes de suas condições das duas vítimas.

Mortes e casos no Estado

Com isso, já são 12 pessoas mortas pelo sarampo, este ano, em todo o Estado de São Paulo. O Estado não registrava óbitos desde 1997.

A secretaria também divulgou o novo balanço de casos confirmados da doença no estado. Até o momento, há 6.177 confirmações laboratoriais. Após orientação do Ministério da Saúde, agora também são confirmados casos com base na avaliação clínica (sintomas e avaliação médica), somando outros 1.472 casos. No total, são então 7.649 confirmações. O valor representa um aumento de 19% em relação à semana passada.

Uma nova campanha de vacinação nacional começou nesta segunda-feira, com o público-alvo de crianças de 6 meses a 5 anos de idade ainda não imunizadas. Até o dia 25 de outubro, as doses estarão disponíveis em todos os postos de vacinação do estado. Entre 18 e 30 de novembro, acontecerá a segunda fase da campanha, focada em jovens de 20 a 29 anos.

Newsletter
Conteúdo exclusivo para você
Capa do Dia
Vip Style