Sábado, 06 de Junho de 2020

Cotidiano


01/04/2020 - 00:00 - Atualizado em 01/04/2020 - 00:00

Cotia lança Teleconsulta com especialidades médicas

Por Da redação/cotidiano@webdiario.com.br
Cotia

Seis médicos atendem diariamente, entre otorrino, dermatologista e endocrinologista. Ferramenta inovadora permite que médico e paciente interajam sem a necessidade de contato físico neste momento de isolamento social. Seis médicos fazem o atendimento diário

Seis médicos atendem diariamente, entre otorrino, dermatologista e endocrinologista. Ferramenta inovadora permite que médico e paciente interajam sem a necessidade de contato físico neste momento de isolamento social. Seis médicos fazem o atendimento diário (Foto: Vagner Santos/Divulgação)
Começou a funcionar, nesta quarta-feira (1º), uma Central de Vídeo atendimento e Teleconsulta com especialidades médicas agendadas pela Policlínica de Cotia. O serviço lançado pela Prefeitura de Cotia foi implantado pela Secretaria de Gestão Estratégica e Inovação, com o apoio da Secretaria de Saúde.

A medida visa garantir a continuidade dos atendimentos aos pacientes durante o período de pandemia do novo Coronavírus, em que o isolamento social se faz necessário. Seis médicos atendem diariamente, entre otorrino, dermatologista e endocrinologista.
 
O atendimento é feito por vídeo e, não havendo disponibilidade do paciente, por telefone. “Cotia está saindo na frente e usa a tecnologia a favor da população e, hoje, lançamos mão da tecnologia para garantir o atendimento médico da população que não deve se deslocar à unidade de atendimento. Uma forma de proteger o paciente e os profissionais de saúde”, disse o prefeito Rogério Franco.
 
Na central, os médicos atendem apenas pacientes em retorno de consultas, pois, de acordo com a Secretaria de Saúde, para o primeiro atendimento é mais indicado que a consulta seja presencial. Cada médico tem condições de atender quatro pacientes remotamente a cada hora. A expectativa é de que sejam atendidas 200 pessoas por dia. “Sabemos que o novo Coronavírus vai mudar toda a nossa forma de relacionamento por um período, e então, vamos usar a tecnologia para oferecer conforto maior à população que precisa ser atendida tecnicamente”, disse Raphael Camargo, titular de Gestão Estratégica e Inovação.
 
O Secretário de Saúde, Magno Sauter, explicou que as receitas, pedidos de exames e interconsultas serão feitos pelos médicos e retirados pelos pacientes ou familiares. “O atendimento remoto é uma solução possível neste momento de pandemia, a gente pegou todas as agendas de retorno com especialidade médica e estamos dando encaminhamento. Mesmo com a Covid-19 isolando as pessoas, a gente não pode parar, mantivemos os atendimento e o compromisso com a saúde pública de Cotia”, destacou Sauter.