REGIÃO – Ministério seleciona 8 cidades para projeto de R$275 mi


Prefeituras da região receberão verba para oferecer cursos profisionalizantes e regulares para 3 mil jovens de baixa renda, com idade entre 15 e 17 anos

A região Oeste conseguiu emplacar 8 cidades entre os municípios selelcionados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome para implantação do ProJovem Adolescente. A lista foi divulgada ontem.

O projeto vai distribuir R$275 milhões às prefeituras para o desenvolvimento do programa, que oferece cursos regulares e pofissionalizantes a jovens carentes, principalmente de famílias atenidas por programas sociais como o Bolsa Família.

Ele é uma extensão do ProJovem, já realizado pelo Ministério e que atende jovens a partir de 18 anos, que tenham cursado até a 4ª série mas não tenham concluído o Ensino Fundamental. Na versão “adolescente”, o projeto será estendido a jovens entre 15 e 17 anos. O objetivo é elevar a escolaridade, por meio do curso regular, e também garantir a profissionalização, aumentando as chances dos alunos conseguirem emprego.

As cidades escolhidas pelo ministério, na região, foram Osasco, Barueri, Carapicuiba, Cotia, Itapevi, Jandira, Pirapora do Bom Jesus e Santana de Parnaíba. Em todo o País, o projeto será levado a 2,8 mil municípios, sendo 761 da região Sudeste.

Elas vão abrir, juntas 3 mil vagas do ProJovem Adolescente. Desse total, 900 serão para menores de Osasco. Outras 575 vão para Carapicuiba e 475 para Itapevi. Barueri ficou com 375 postos, enquanto Cotia terá 225, Jandira e Parnaíba, 200 cada, e Pirapora mais 50. Já na região Sudeste, são 131 mil vagas e, em todo o País, 500 mil.

Os cursos terão duração de 24 meses e os alunos também receberão um auxílio financeiro mensal. Para a seleção da cidades, foram considerados quesitos com a existência de Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), onde acontecerão as aulas, e a capacidade de reunir, no mínimo, 40 adolescentes por turma.



Inscrições

Ainda este mês, o ministério inicia o processo de capacitação dos municípios, organizado em parceria com os governos estaduais e com o apoio logístico do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas).
Em seguida, também em março, as prefeituras devem iniciar a divulgação do projeto, abrir inscrições e fazer a seleção dos jovens que integrarão o ProJovem Adolescente.

O Projovem Adolescente na região

Cidade Vagas

Barueri 375
Carapicuiba 575
Cotia 225
Itapevi 475
Jandira 200
Osasco 900
Pirapora do Bom Jesus 50
Santana de Parnaiba 200
Total 3000